AcontecendoCâmara recebe estudo que defende alteração em data de emancipação da estância

A Comarca17 de maio de 20164 min

Câmara recebe estudo que defende alteração em data de emancipação da estância

Documentação do pesquisador Gesiel Júnior será examinada em audiência pública antes de ir a plenário

Asb Gesiel

Informado em matéria do jornal A Comarca de que a comemoração do aniversário de emancipação da estância estaria sendo feita em data imprecisa, o presidente da Câmara de Águas de Santa Bárbara, Francisco Leonel, o Chico Sargento (PMDB), pediu ao pesquisador Gesiel Júnior, que apontou o suposto erro, para apresentar documentação comprobatória da tese. “Reconheço a pertinência do assunto e embora o tema seja controverso, vamos debatê-lo e propor lei para corrigir as datas em questão”, declarou o dirigente.

Recentemente, o pesquisador entregou no Legislativo cópias do dossiê no qual fundamenta a proposta. “Cada um dos vereadores recebeu uma série de apontamentos históricos e o teor da Lei Provincial nº 82, promulgada no dia 3 de abril de 1876. É a prova cabal de que essa é a data exata em que o distrito de Santa Bárbara do Rio Pardo se tornou vila e se emancipou politicamente de Lençóis”, afirma Gesiel.

O primeiro a se posicionar a favor da causa foi o vereador Marcelo Martins (PV). Após ler os estudos do pesquisador, ele disse entender ser “necessária a correção da principal data comemorativa da cidade”.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – Por recomendação do presidente Chico Sargento, o advogado do Legislativo Eduardo Orlandini está elaborando projeto de lei para redefinir o feriado municipal que até este ano era festejado em 20 de abril.

Antes da apreciação da lei em plenário, uma audiência pública será marcada em meados de junho para debater as razões da mudança. Na ocasião, Gesiel Júnior, que é também o autor do primeiro livro sobre a história da estância, vai expor aspectos das leis provinciais. A audiência será aberta a professores, estudantes e pessoas interessadas no tema.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *