AcontecendoDIG investiga onda de furto de motos em Avaré

A Comarca29 de agosto de 20167 min

DIG investiga onda de furto de motos em Avaré

capa Furto de Motos

De janeiro a julho, 21 motocicletas foram furtadas, média de quase um veículo furtado por semana

 

Da Redação

 

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Avaré está investigando uma onda de furto de motos registrada nos últimos meses no município. Segundo dados oficiais da Polícia Civil, de janeiro a julho deste ano 21 veículos desse tipo foram furtados, média de quase um por semana.

Das 21 ocorrências, apenas 9 foram solucionadas e outros 12 casos ainda estão sendo investigados. Entre os dias 20 e 23 de agosto, 3 motocicletas foram furtadas na cidade. O caso que mais chamou a atenção foi o de um jovem de 22 anos que acabou preso por receptação. O fato ocorreu na segunda-feira, 22.

Uma operação da Polícia Militar (PM) realizada em diversos bairros recuperou três motocicletas, sendo uma com apenas algumas avarias, outra parcialmente desmontada e diversas peças de um terceiro veículo. Durante a operação, os policias chegaram até a residência de I.A.L., 20 anos, e localizaram uma motocicleta desmontada e peças de outra motocicleta.

Segundo a PM, o jovem acabou assumindo que havia comprado as motocicletas e as estava desmontando e comercializando as peças. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de receptação e adulteração de sinal de identificação.

Ainda durante a operação os PMs localizaram mais uma motocicleta abandonada no Bairro Água Branca. Após pesquisa, ficou constatado que o veículo também era furtado. A moto foi devolvida ao proprietário.

OUTROS CASOS – No domingo, 21, dois adolescentes foram apreendidos no Bairro Santana. Durante patrulhamento pelo centro da cidade, os PMs suspeitaram de duas pessoas que estavam em uma motocicleta. O veículo estava com a placa dobrada, impossibilitando a visualização.

Ainda segundo a PM, o condutor fugiu conduzindo o veículo de forma perigosa, inclusive na contramão de direção por várias ruas.

Um cerco policial foi organizado e o condutor acabou perdendo o controle da motocicleta ao passar por uma lombada. O passageiro da moto, o adolescente F.D.O., foi imediatamente abordado e o condutor, também adolescente, A.J.S.P, ainda tentou fugir a pé, mas foi detido.

Após consulta, ficou constatado que o veículo foi furtado no sábado, 20.

Além de admitir o furto do veículo, o menor disse ainda que fez alterações na pintura e chassi. Eles responderão pela prática de furto, direção perigosa, desobediência e adulteração de sinalização de veículo.

MEDO – A onda tem tirado o sossego de quem precisa trabalhar sobre duas rodas. “A gente depende da nossa profissão, porém, tomamos alguns cuidados. A noite nós trabalhamos até 22 horas, já outros até as 23. Passageiro que está em lugar estranho, a gente não para. Aqui no nosso ponto são sempre pessoas conhecidas que usam nossos serviços, mas na rua tomamos precauções”, explicou um mototaxista que preferiu não ter a identidade publicada.

CUIDADOS – Algumas medidas preventivas são importantes para evitar uma possível dor de cabeça, dizem os especialistas. Ao estacionar a motocicleta, procure locais que transmitam segurança. Evite transitar à noite sozinho, pois o criminoso evita, na maioria das vezes, assaltar um motociclista acompanhado; dê preferência a estacionamentos privados e que ofereçam o mínimo de confiança e segura; associe pelo menos mais uma trava à original da sua motocicleta (no mercado existem infinitos dispositivos criados para proteger motos estacionadas): escolha algo prático, rápido e fácil de colocar ou tirar.

A dica fundamental: esteja sempre alerta. Essa regra tanto vale para a sua segurança quanto para aspectos de pilotagem. Olhe sempre pelo retrovisor para verificar se não está sendo perseguido. Caso esteja, dirija-se imediatamente para locais com movimentação de pessoas ou para um posto policial. A orientação da Polícia Militar é de nunca reagir durante um assalto.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *