AcontecendoMorador do Alto da Colina mantém praça há mais de 20 anos

A Comarca16 de setembro de 20147 min

Morador do Alto da Colina mantém praça há mais de 20 anos

Da Redação

Praça mantida por Adolfo há mais de 20 anos é o local preferido do aposentado
Praça mantida por Adolfo há mais de 20 anos é o local preferido do aposentado

Quem passa pela Rua Brasil Toschi, no Bairro Alto da Colina, se depara com uma praça bem cuidada, além de uma via arborizada. Mas poucas pessoas sabem que a beleza do local é mantida há mais de 20 anos pelo agricultor aposentado Adolfo Januário Batista.

O aposentado disse à Comarca que sempre teve um carinho especial pela natureza e, quando se mudou para a rua, ficou triste em ver o terreno vago próximo a sua residência recebendo lixo e entulho. Para evitar esse tipo de ação, ele decidiu transformar o espaço em uma pracinha.

Adolfo arcou com os custos da retirada de oito carretas de lixo, além de dezenas de carretinhas tiradas por ele mesmo. “Paguei por todo o serviço e eu mesmo vinha com a enxada trabalhar. Foi feito com muito esforço, mas também com muito carinho”, confidencia.

PLANTIO – Todas as árvores plantadas na praça também foram compradas por ele, que se orgulha de ainda guardar todas as notas fiscais. “Sempre gostei de árvores e hoje elas retribuem. Todo domingo a gente monta rede aqui, até as crianças do bairro vêm brincar. Em breve a natureza vai retribuir de novo, pois os abacateiros já estão quase na idade de dar frutos”, destaca.

Mas a dedicação de Adolfo não parou apenas na praça. A rua foi amplamente arborizada por ele. “Comprei as mudas, outras eu formei, e fui plantando em frente à casa dos vizinhos. Faço também a poda e cuido de tudo”, revela.

O aposentado diz que não cobra pelos serviços. “Meu pagamento é poder ver minha rua assim, florida”, afirma.

Adolfo praça (1)
Adolfo ao lado “papagaio japonês”, uma de suas plantas preferidas

APOIO – O cuidado com as plantas também pode ser verificado na residência onde Adolfo vive com a esposa Rosalina. Há jaboticabeiras, pinheiro, árvores e plantas ornamentais, mas o que mais chama a atenção é o “papagaio japonês”, conhecido também como bico-de-papagaio, com folhas de uma tonalidade de vermelho intenso.

Para Adolfo, que vem enfrentando uma situação difícil desde que seu filho, Danilo “Galo”, faleceu em novembro, o contato com a natureza tem lhe ajudado muito. “É uma dor muito forte, mas ele foi um garoto amado e querido por muita gente e sempre me incentivou a cuidar do meu jardim e da praça. Eu sei que onde ele estiver, se sente feliz em ver que eu continuo cuidando de tudo”, comenta.

O aposentado conta ainda com o apoio dos filhos Érick e Denise. “Tenho meus filhos, que são as pessoas que mais amo no mundo, e também sempre me apoiaram e me elogiam por manter minha pracinha”, diz.

Em breve a praça mantida pelo aposentado deve receber iluminação pública e ganhar o nome “Danilo Carvalho Batista” em homenagem ao filho de Adolfo.

HOMENAGEM – A dedicação de Adolfo foi exposta publicamente na sessão legislativa da segunda-feira, 8 de setembro, quando o vereador Francisco Barreto (PT) apresentou um requerimento com votos de parabenização ao aposentado.

“A dedicação e o carinho do Adolfo é um exemplo que deve ser seguido. Fiquei muito feliz em poder conhecê-lo e essa parabenização é uma maneira da Câmara de Avaré agradecê-lo por tudo que ele tem feito ao longo desses 20 anos”, avaliou Barreto.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *