AcontecendoMoradores reclamam da falta de segurança no Costa Azul

A Comarca3 de fevereiro de 20166 min

Moradores reclamam da falta de segurança no Costa Azul

Da Redação

costa-azul-avare
*Crédito Imagem: Balneário Costa Azul

Além do acúmulo de lixo, mato alto, falta de placas de sinalização e interrupção no fornecimento de água e energia, moradores do Costa Azul, bairro de Avaré situado às margens da Represa Jurumirim, também reclamam da crescente falta de segurança na localidade.

Embora constantes, a Comarca apurou que as queixas se intensificaram nos últimos meses. O reforço no policiamento é uma reivindicação antiga. O Costa Azul conta com um posto da Polícia Militar (PM). Contudo, segundo moradores, o policiamento só é feito aos finais de semana. “Isto, é claro, tem trazido a tranquilidade a toda bandidagem, que tem feito diversos furtos, e trazido insegurança aos moradores do bairro”, afirma o internauta Alberto Pereira em uma postagem no grupo “Estamos de olho em Avaré”.

Na mesma página, Renato Vicente relata que a casa de veraneio que pertence aos pais foi recentemente furtada. “Prejuízo orçado em R$ 30 mil. Tivemos que investir em câmeras e sistema de alarmes. Infelizmente, nem todos podem despender valores com segurança patrimonial pela ausência de segurança pública naquele condomínio”, descreve.

Ainda de acordo com moradores ouvidos pela reportagem, pequenos furtos – que nem chegam a ser registrados – são cada vez mais comuns na localidade.

Criado oficialmente em 1994, o Costa Azul tem estabelecimentos comerciais, linha de ônibus urbano com vários horários, escola municipal, igrejas e aproximadamente 1200 residências. O bairro é vizinho do Camping Municipal, frequentado por munícipes e turistas.

ASSOCIAÇÃO – Para residentes mais antigos, a situação piorou depois da dissolução da Associação Melhoramentos Costa Azul de Avaré, que funcionou até por volta de 2004.

Segundo um perfil num site de relacionamentos, a entidade custeava a energia e a água de uma residência que abrigava policiais militares 24 horas por dia.

Mantida por contribuições mensais de moradores, a associação acabou dissolvida depois que a legalidade do pagamento das taxas foi questionada pelo município.

PRIORIDADE – Para o internauta Alberto Pereira, a solução passa pela mudança de nomenclatura da unidade instalada em 2002. “A base teria policiamento 24 horas, já que o imóvel utilizado de propriedade do município tem dormitório, cozinha e banheiro, podendo perfeitamente abrigar os policiais. Precisamos muito que o comando da Polícia Militar considere a possibilidade. Quem sabe esse pedido chegue à autoridade competente”, afirmou o autor da postagem à Comarca.

Em abril de 2014, um requerimento da vereadora Rosângela Paulucci solicitou ao comando da Polícia Militar a transformação do posto em base policial.

No mês seguinte, o 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável por Avaré, informou que o Costa Azul está aquém de outros bairros do município em termos de criminalidade, “não necessitando de um efetivo policial específico para suprir demandas rotineiras”. O ofício ressalta, porém, que a PM faz patrulhamento “diuturnamente de acordo com a necessidade local”.

OUTRO LADO – Após entrar em contato com o 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior, a reportagem foi orientada a enviar os questionamentos ao setor de comunicação da PM em São Paulo. No entanto, não houve retorno até o fechamento da edição.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *