AcontecendoMoradores reclamam de abandono e sujeira no Cristo Redentor de Avaré

A Comarca9 de setembro de 20147 min

Moradores reclamam de abandono e sujeira no Cristo Redentor de Avaré

Da Redação

situação cristo (14)

Para parte da população de Avaré, o Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do município, estaria sendo subutilizado, além de não receber a atenção devida do Poder Público.

De acordo com pessoas ouvidas pela Comarca, o local está abandonado e pode até mesmo oferecer riscos à população, já que usuários de drogas são vistos com frequência no espaço, inclusive durante o dia, o que estaria afastando turistas e visitantes.

A falta de patrulhamento seria uma das causas. “Não adianta passar guarda só aos finais de semana. Tem que ser diária e tem que passar durante o dia também”, comenta o comerciante João Carlos Barbosa.

Quem vive nas proximidades reclama ainda do barulho. “Tem muito barulho, inclusive à noite, porque muita gente vai com carro de som lá”, reclama uma senhora que não quis se identificar.

No entanto, para a maioria dos entrevistados, o grande problema do espaço estaria na falta de atrativos. Alguns sugerem a instalação de quiosques, tanto de alimentos quanto de artesanato, para assim valorizar a Praça e atrair visitantes ao local.

SEM INTERESSE – Para alguns, nem mesmo a população de Avaré se interessa em visitar o Cristo, já que além do mirante, não há “mais nada para se fazer no local”. Esta é a opinião da secretária Cristiane Dias. “Se tivesse uma lanchonete, uma sorveteria ou qualquer coisa, seria uma opção de passeio. Mas a gente sobre até lá no mirante, tira uma foto e vai embora. Não dá para ficar muito tempo no local”, avalia.

Para quem tem filhos pequenos, uma alternativa seria implantar um parquinho no espaço. “Faltam opções para as famílias se divertirem em Avaré. Tudo que tem para fazer na cidade é durante a noite. Se colocassem mais atrativos no Cristo, tenho certeza que as famílias frequentariam muito mais”, frisa Rodrigo Cesar.

O tema foi inclusive abordado pelo vereador Davi Cortez (PP) na Câmara Municipal. O vereador pediu para que o prefeito Poio Novaes dê mais atenção ao local, frisando a falta de iluminação e de água na cascata da Praça da Paz.

URGÊNCIA – Para a reportagem, Cortez declarou que é preciso investir com urgência na revitalização, e que até mesmo o vigia se sentiria inseguro “nas noites mais mal frequentadas naquele ambiente”.

O vereador comentou ainda que o local poderia servir de espaço para a realização de uma Feira da Coruja, que poderia abrir espaço para a participação de mais feirantes, já que a Concha Acústica não comportaria mais barracas. “Quiosques, barraquinhas com artesanato e lembrancinhas da cidade poderiam ser implantados no entorno. A Prefeitura poderia montar um projeto com essas adaptações para melhorar o local, que é um dos principais pontos turísticos da cidade”, finaliza.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura destacou que a Secretaria de Turismo pretende “investir recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) para melhorias na Praça da Paz, sobretudo na iluminação pública e do mirante do Cristo, com objetivo de dar maior segurança aos frequentadores do local. A proposta já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o investimento previsto é de R$ 450 mil. No entanto, a ação depende de assinatura de convênio com o Estado, que não pode ser feita durante o período eleitoral”.

Sobre a manutenção da cascata, o comunicado informa que a compra já foi feita e o material já está com a equipe de Obras e Serviços. Além disso, uma pintura está prevista para o início de setembro. Licitado em torno de R$ 20 mil, a previsão para o término da benfeitoria é de 30 dias. Já com relação à falta de segurança, a Prefeitura destaca em nota que “a Guarda Municipal reforçará a ronda nas imediações”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *