AcontecendoPilates é aliado no combate a dores cervicais

A Comarca6 de outubro de 20154 min

Pilates é aliado no combate a dores cervicais

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Melina Benini, do Studio Pilates, durante sessão com uma de suas alunas

 

As dores cervicais acometem milhares de pessoas, diminuindo o ânimo do dia-a-dia e a qualidade de vida. E para tratar esse problema, nada melhor do que recorrer a exercícios físicos, que fortalecem a musculatura e combatem a dor.

Entre as atividades mais indicadas para quem sobre com cervicalgias está o pilates, que é um ótimo instrumento para diminuir a dor, organizar a postura cervical e otimizar a relação entre a coluna cervical, torácica e lombar e ainda integrar a coluna com os movimentos funcionais do dia a dia.

Apropriados para cada paciente, os exercícios de pilates não sobrecarregam e não causam dor, como explica a fisioterapeuta Melina Benini, do Studio Pilates. “O pilates é um método de condicionamento físico e excelente recurso para aliviar a dor, pois através dos exercícios é possível corrigir a postura”, explica.

Ainda segundo Melina, grande parte da população atual é acometida por dores na coluna vertebral em algum período da vida. Os indivíduos na fase ativa e produtiva são os mais atingidos e muitos se tornam incapazes de continuar suas funções. Após a coluna lombar, a coluna cervical é a região mais acometida.

A fisioterapeuta explicou ainda que os exercícios são baseados na respiração. “Uma respiração organizada ajuda o sistema circulatório a nutrir todos os tecidos com sangue rico em oxigênio, eliminando impurezas do metabolismo. Joseph Pilates, criador da técnica, chama esse mecanismo de limpeza de “chuveiro interno”, que revigora e rejuvenesce a mente e o corpo”.

Os exercícios são realizados em conjunto com técnicas de fortalecimento dos grupos musculares da região central do corpo, promovendo equilíbrio muscular e o alinhamento postural, o que protege a coluna vertebral e minimiza a dor.

Mais informações sobre como o pilates pode reduzir dores cervicais podem ser obtidas no Studio Pilates Melina Benini, que fica na Rua Tenente Apiaí, 628. Os telefones para contato são o (14) 3731-9644 ou (14) 9 9702-4638.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *