AcontecendoPopulação continua insatisfeita com situação de banheiros públicos em Avaré

A Comarca11 de agosto de 20148 min

População continua insatisfeita com situação de banheiros públicos em Avaré

Da Redação

Situação banheiros 10
Sanitário masculino no Largo Santa Cruz

Quem precisa utilizar banheiros públicos em Avaré continua encontrando uma situação pouco agradável. A Comarca esteve em banheiros localizados em diversas praças de Avaré e pôde constatar problemas como falta de torneiras, portas quebradas, pichações, mau cheiro, além da ausência de papel higiênico.

O caso já foi abordado na edição nº 993, de julho de 2013. Na época o secretário de Obras e Planejamento de Avaré, Paulo Ciccone, afirmou que a reforma dos banheiros seria uma prioridade do governo Poio.

De acordo com entrevistados, a situação merece uma atenção especial. “São poucos banheiros, os que existem estão sempre sem papel e sabonete, com péssimas condições de higiene. Já perdi a conta de quantas vezes entrei em lojas para comprar alguma ‘coisinha’ só para poder usar o banheiro”, comenta Cláudia Fonseca.

Outros ouvidos pela reportagem sugerem uma solução. “É simples, basta deixar alguém trabalhando o dia inteiro nos banheiros. Assim ninguém iria fazer bagunça”, analisa a estudante Karina Alves.

Usuários também criticam certas atitudes. “É claro que a Prefeitura tem sua parcela de culpa, mas os banheiros ficam assim por causa da falta de educação do povo, que quebra vidros, portas, picha, faz xixi e ‘outras coisas’ no chão”, frisa a balconista Fernanda Costa.

A situação, que se arrasta há anos, prejudica ainda deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, já que apenas um sanitário situado no Terminal Urbano possui acessibilidade.

Sanitário masculino no Largo Santa Cruz
Sanitário masculino no Largo Santa Cruz

POUCOS BANHEIROS – A pequena quantia de banheiros na cidade também é alvo de crítica. Apesar de ter quase 90 mil habitantes, o município conta com banheiros públicos em apenas cinco locais. Além do já citado, eles estão no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Mercado Municipal, Largo São João e Largo Santa Cruz.

Algumas pessoas frisam a importância de sanitários públicos em bairros distantes do centro e que atendam as feiras livres que ocorrem aos domingos (na Avenida Paranapanema) e às sextas-feiras (na Praça Romeu Bretas), já que concentram um grande número de pessoas, entre adultos, idosos e crianças.

DEMOLIÇÃO – O número de sanitários era maior, mas em maio deste ano a Paróquia São Benedito decidiu demolir os banheiros existes no largo da igreja, cumprindo uma decisão do Ministério Público (MP).

O fato foi publicado na edição 1033 da Comarca. De acordo com o pároco da São Benedito, Ademar Domingos Roma, a igreja não teria condições de arcar com os custos de manutenção do banheiro. O padre destacou também que durante a missa ou em festas promovidas pela paróquia os fiéis utilizam o banheiro do salão.

A decisão do MP previa a adequação ou demolição dos banheiros existentes no Santuário. No entanto, mesmo estando em desacordo com as normas vigentes de segurança e acessibilidade, os sanitários devem ser mantidos até que a Prefeitura construa novos sanitários na Praça Romeu Bretas (Concha Acústica), o que deve ocorrer apenas na remodelação na praça que será feita com verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Sanitário feminino na Praça Padre Tavares (Santuário Nossa Senhora de Fátima)
Sanitário feminino na Praça Padre Tavares (Santuário Nossa Senhora de Fátima)

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura informou que “após aprovação do Comtur e do Condephac em Audiência Pública realizada nesta semana, foi aprovado o projeto de restauração da Praça Romeu Bretas (Concha Acústica) onde a Prefeitura prevê a construção de banheiros com acessibilidade. Esses banheiros vão substituir os da Praça Padre Tavares, os quais por ordem judicial a igreja terá de ser demolidos”.

O comunicado diz ainda que em relação aos sanitários do Largo São João e do Mercado Municipal, “serão incluídos projetos para a execução de obras nos investimentos do Dade para 2015”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *