AcontecendoPracinhas avareenses são lembrados em ato no Largo São João

A Comarca19 de maio de 20154 min

Pracinhas avareenses são lembrados em ato no Largo São João

Da Redação

Homenagem heróis de guerra 1

Um ato realizado na sexta-feira, 8, no Largo São João, comemorou o “Dia da Vitória”, data que marca o fim da 2ª Guerra Mundial.

Durante a solenidade foram lembrados os 70 anos da vitória dos Aliados na Europa com a cooperação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou contra o exército nazista em campos da Itália.

A exemplo de edições anteriores, a Prefeitura de Avaré se uniu ao Tiro de Guerra (TG) e à Brigada Avareense de Viaturas Militares Antigas para promover a iniciativa cultural, que incluiu a exibição de peças do acervo do Museu Histórico Anita Ferreira De Maria e exposição de fotografias e peças usadas pelos expedicionários.

O TG também prestou uma homenagem aos combatentes locais no Monumento ao Pracinha, onde estão sepultados os restos mortais do soldado Sérgio Bernardino, morto em combate na Europa.

FEBIANOS – Trinta e três avareenses foram convocados para atuar na FEB. O único a perecer em combate foi Sérgio Bernardino, morto na Batalha de Montese, em 14 de abril de 1945. No último dia 12 de abril, aos 93 anos de idade, morreu Pedro Mariano da Silva, o último pracinha avareense ainda vivo.

Integraram a tropa avareense o tenente Benedito Rodrigues, os sargentos Aubin Pinto de Toledo, Augusto Tobias e Olavo Merchet Mendes, os cabos Domingos Barreira Sobrinho, Francisco Verpa, Lázaro Alves e Pedro Luiz Dias da Fonseca, além dos soldados Antônio Antunes de Arruda, Arnold Bento Mariano, Avelino Pinto Carneiro, Benedito José Pereira, Edmundo Trench, Hugo Mazzoni, Isoldino Francisco, João Batista, João Dias da Silva, João Venâncio, Joaquim Aprígio Ferreira, Joaquim Moura Pinto, José Barbosa Pereira, José Fernandes Marques, José Silva, José Valim Filho, Luiz de Moura, Luiz Quartucci, Nicola Cortez Neto, Pedro Mariano da Silva, Pedro Nespeca, Rufino Gomes, Sérgio Bernardino, Vicente Honorato de Morais e Ulisses Padilha.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *