Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá paralela em Avaré
Através de parceria, Secretaria de Cultura trará para a cidade a principal iniciativa do gênero na América Latina e uma das mais importantes do mundo
Da Redação
O Centro Nacional de Humor Gráfico (CEDHU) de Piracicaba sediou, em fevereiro, uma reunião entre o secretário de Cultura de Avaré, Gilson Câmara, e o jornalista Evaldo Vicente, presidente da Comissão Organizadora do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Durante o encontro, realizado no Parque Engenho Central, foram discutidos os detalhes para que Avaré possa sediar, em breve, exposição paralela do Salão de Humor.
Representantes do jornal A Comarca foram responsáveis pelo encontro, através da Associação dos Jornais do Interior (Adjori), já que Evaldo Vicente é um dos diretores da entidade. “A ideia surgiu durante um dos encontros da Adjori; desde o início o Evaldo apoiou essa iniciativa, da mesma forma que o secretário Gilson, que abraçou essa parceria com muito interesse e disposição”, afirma o editor da Comarca Alexandre Taniguchi.
APOIO – Além de Evaldo, participaram da reunião com Gilson o produtor gráfico Eduardo Grosso, o programador cultural José de Arimatéia Junior, além de Carolina Perencin e a assessora especial Valéria Maluf Vergal, todos ligados à CEDHU. “É intenção do Salão democratizar a cultura, por isso temos todo o interesse em apoiar uma paralela em Avaré”, destaca o presidente do Salão.
“A reunião foi muito proveitosa, e já definimos os detalhes para a realização, em Avaré, de uma exposição paralela do Salão de Humor. A meta é promovermos esse evento em junho ou julho. Esse é um primeiro passo para o Salão de Humor de Avaré, que temos a intenção de promover em setembro, com o apoio do Salão de Piracicaba”, revela Gilson Câmara.
TALENTO – Além do intercâmbio de obras de artistas do Salão e de Avaré, Gilson explica que a parceria pode ser ampliada. “Estamos definindo a apresentação de outras expressões culturais daquela região em nossa cidade, ao mesmo tempo em que poderemos levar o talento de nossos artistas para Piracicaba”.
Para Gilson, foi fundamental o apoio do jornal nessa empreitada. “A imprensa, de forma geral, é uma importante parceira da cultura, e o pessoal da Comarca sempre tem procurado colaborar com o nosso trabalho, assim como outros jornais, rádios e blogs. Acredito sinceramente que a imprensa tem papel fundamental em ajudar a promover e a divulgar ações culturais positivas para a nossa cidade”, acrescenta o secretário.
EM TEMPO – Acompanhado de diretores da Comarca, o secretário de Cultura Gilson Câmara viajou até Piracicaba em carro particular, sem despesa nenhuma para o município.